O que é a Certificação LEED Platinum?
A Certificação LEED Platinum é a mais alta classificação que um edifício pode alcançar no sistema LEED. Para obter essa certificação, um projeto precisa acumular a partir de 80 pontos, dentre os 110 possíveis, em várias categorias de desempenho ambiental, conforme definido pelo US Green Building Council (USGBC).
Categorias de Avaliação
1. Localização e Transporte (Location and Transportation)
2. Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites)
3. Uso Racional da Água (Water Efficiency)
4. Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere)
5. Materiais e Recursos (Materials and Resources)
6. Qualidade Ambiental Interna (Indoor Environmental Quality)
7. Inovação (Innovation)
8. Prioridade Regional (Regional Priority)
9. Processo Integrado (Integrative Process)
A certificação é concedida com base no número total de pontos obtidos em cada crédito. Esses pontos são acumulados ao cumprir os requisitos de diferentes créditos nas nove categorias principais.
Os níveis de certificação são determinados pelo total de pontos acumulados:
- Certified: 40-49 pontos.
- Silver: 50-59 pontos.
- Gold: 60-79 pontos.
- Platinum: 80-110 pontos.
Vale destacar que o nível Platinum é o mais alto que uma edificação pode obter. Isso significa ter os mais altos níveis de desempenho em todos os aspectos da edificação, desde o projeto até a execução da obra. É preciso comprometimento de todos os envolvidos no desenvolvimento do empreendimento: investidores, incorporadores, projetistas e construtores.
Como parâmetro de comparação é importante saber que apenas 8% de novas construções certificadas no mundo atingem o nível Platinum. O Brasil desponta com uma média de 11,5% de novas construções certificadas com nível Platinum, acima da média mundial.
Benefícios da Certificação LEED Platinum
- Redução de Custos Operacionais: Edifícios LEED Platinum são projetados para serem os mais eficientes em termos de energia e água, resultando em menores custos operacionais a longo prazo.
- Melhoria do Conforto e Saúde dos Ocupantes: Com ênfase na qualidade do ar interno, iluminação natural e conforto térmico, os edifícios LEED Platinum proporcionam ambientes mais saudáveis e agradáveis para os ocupantes.
- Valorização do Imóvel: A certificação LEED Platinum pode aumentar o valor de mercado do imóvel, reduzir a vacância e aumentar o valor do aluguel;
- Imagem Corporativa Positiva: Empresas que operam em edifícios certificados LEED Platinum são vistas como líderes em responsabilidade ambiental, o que pode melhorar a reputação corporativa e atrair clientes e investidores.
A certificação LEED Platinum representa um compromisso significativo com a sustentabilidade e a eficiência ambiental. Ao buscar esta certificação, os projetos demonstram liderança em práticas de construção sustentável, resultando em benefícios econômicos, sociais e ambientais. Obter a certificação LEED Platinum é um enorme desafio e um passo importante para qualquer empreendimento que deseja ser reconhecido como um líder em sustentabilidade no setor da construção.
Caso tenha interesse em obter a Certificação LEED para o seu empreendimento e contar com o auxílio de profissionais LEED GA e LEED AP, entre em contato com nossos consultores. A Ares é uma empresa de consultoria com foco em desempenho, conforto e sustentabilidade de edificações. São mais de 1.200 projetos desenvolvidos, em todos os Estados do país, em mais de 14 anos de história.