A certificação PBE Edifica, desenvolvida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (Procel) do Ministério de Minas e Energia, é um selo de eficiência energética para edificações. Ela tem como objetivo reconhecer e incentivar edifícios que adotam práticas sustentáveis de projeto, construção e operação, visando à redução do consumo de energia e dos impactos ambientais.
O processo de certificação PBE Edifica envolve a avaliação do desempenho energético de edifícios em diversas áreas, variando de acordo com a tipologia:
No INI-C (empreendimentos não residenciais) são avaliados os seguintes aspectos:
- Envoltória (fachadas e cobertura)
- Condicionamento de ar
- Iluminação
- Uso Racional de água (bonificação)
No INI-R (empreendimentos residenciais) são avaliados os seguintes aspectos:
- Envoltória (fachadas e cobertura)
- Sistema de aquecimento de água
- Geração Local de Energia Renovável
- Emissões de Dióxido de Carbono
- Uso Racional de água (de caráter informativo)
- Sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas e motores, sistema de condicionamento de ar e aquecimento de água.
Os edifícios são classificados em diferentes níveis de eficiência energética, desde o nível mínimo (E) até o nível máximo (A), com base nos critérios estabelecidos pelo Procel.
A etiqueta é concedida em duas etapas:
- Inspeção de Projeto da Edificação e;
- Inspeção da Edificação Construída, após a conclusão da construção do edifício.
Um projeto pode ser avaliado pelo método simplificado ou pelo método da simulação nos edifícios comerciais, de serviços e públicos e simplificado, prescritivo e simulação nos edifícios residenciais, enquanto o edifício construído é avaliado através de inspeção in loco.
É importante lembrar que edifícios já construídos podem ser etiquetados, mas a primeira Inspeção de Projeto será feita a partir do projeto as built, e depois a Inspeção do Edifício Construído.
O empreendedor deve considerar dois custos:
- Contratação de uma consultoria para acompanhar e gerenciar todo o processo
- Taxas de certificação, pagas em reais, diretamente ao OIA – Organismo de Inspeção Acreditado (OIA’s existentes no Brasil são: http://www.inmetro.gov.br).
Em um cenário onde a eficiência energética é uma preocupação crescente, a certificação PBE Edifica desempenha um papel fundamental na promoção de edifícios mais eficientes. Ao adotar práticas de projeto e construção voltadas para a eficiência energética, estamos contribuindo para a conservação dos recursos naturais e para a mitigação das mudanças climáticas.
Caso tenha interesse em obter a PBE Edifica para o seu empreendimento, entre em contato com nossos consultores. A Ares é uma empresa de consultoria com foco em desempenho, conforto e sustentabilidade de edificações. São mais de 1.400 projetos desenvolvidos, em todos os Estados do país, em mais de 14 anos de história.